terça-feira, 30 de outubro de 2012

Refino do Petróleo



No estado bruto o petróleo não tem aplicação comercial, sendo necessário beneficiá-lo para obtenção de produtos utilizáveis. Portanto,  o processo de refino do petróleo consiste numa  série de beneficiamentos pelos quais passa  o mineral bruto, para a obtenção de produtos de grande interesse comercial. Portanto, refinar petróleo é separar as frações desejadas, processá-las e lhes dar acabamento, de modo a se obterem produtos comerciais. (MARIANO,2006).
 A figura abaixo destaca o esquema do refino do petróleo.


              Nas refinarias, o seu processamento  é realizado por meio da destilação fracionada, com a finalidade de separar as diferentes  substâncias que formam o petróleo. A partir do petróleo  em estado bruto, obtém-se  99 diferentes produtos, entre os quais encontram-se: gás liquefeito de petróleo (GLP), gás natural veicular e de cozinha. (RAULINO, 2009)


O vídeo abaixo mostra o processo de destilação fracionada numa refinaria de petróleo  de forma didática e  de fácil entendimento.

                       Alguns produtos obtidos a partir do refino do petróleo: 

Fonte:eco4u.wordpress.com 

Segundo RIOS (2011), o processo de refinamento do petróleo origina  impactos negativos sobre a saúde e o meio ambiente. Os mais importantes são:

-  a  irritação nos olhos ;

- efeitos sobre o Sistema Cardiovascular;
- efeitos sobre o Sistema Respiratório;
  O pH das chuvas é, normalmente, levemente ácido, aproximadamente igual a 5,65, devido à dissolução de gases, especialmente o CO2, contribuindo  para o aumento da acidez das águas, formando as chuvas ácidas.formação de chuva ácida.